A Constelação Familiar é ciência dos relacionamentos. Também chamada de Constelação Sistêmica. Ela abrange todas as áreas da nossa vida. Sabendo ou não, querendo ou não, gostando ou não, pertencemos à um grupo, a um sistema, a uma família, é assim que funcionamos como seres humanos.
Nosso corpo físico funciona num sistema, em uma sociedade, na natureza, em alguma empresa, em um planeta. Fazemos parte de uma constelação.
Por isso, o alemão Bert Hellinger nomeou dessa forma. É como o mundo psíquico interpreta essas relações. Ele observou que existem as ordens do amor que organizam ou desorganizam esse sistema. E que essa “ordem do amor” está presente também em outros sistemas, como em uma empresa, em uma família ou em uma sociedade.
⠀
Essa técnica criada por Bert Hellinger, se faz através da criação de “Esculturas Vivas” reconstruindo a “árvore genealógica” do constelado. Assim permitindo que o mesmo perceba, sinta e veja onde está localizado os bloqueios desse fluxo amoroso de qualquer geração ou a partir de algum membro desse sistema familiar.
⠀
Muitas dificuldades pessoais, assim como os problemas de relacionamento são resultado de confusões e emaranhamentos desses sistemas familiares. Esta confusão ocorre quando incorporamos ou excluímos de nossa vida esse membro, seja por ter tido um destino difícil (alcoolismo, assassinatos, falências, tragédias, perdas financeiras e etc.), ou por uma “aliança” a partir de um amor inconsciente que adoece esse sistema, ficando e perpetuando isso de gerações em gerações seguintes.
Esse membro excluído desse sistema, ou o membro que fazemos alguma “aliança” pode estar vivo ainda, ou não. E quando não estamos conscientes desses emaranhados, a vida nos faz repetir o destino ou esse padrão familiar desses membros que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar que pertencia a eles dentro do sistema.
A Constelação Familiar é uma ferramenta que nos ajuda a reorganizar e nos colocar na vida a partir do nosso lugar dentro do sistema, para assim seguirmos o nosso caminho livres desses emaranhados e a partir de quem somos, sem amarras ou desordens.