Nós vivemos o mundo por meio dos relacionamentos que temos com as pessoas da nossa família, com os colegas de trabalho, as pessoas dos vários núcleos sociais que participamos como academia, faculdade, escola, cursos livres, igreja e por aí vai.
De forma geral, o nosso primeiro núcleo de relacionamento é a nossa família (independente da formação dela). Essas relações familiares vão ter um grande impacto na nossa vida porque várias crenças e convicções de outros membros da família vão ser passadas pra gente.
E essa herança, por assim dizer, tem um potencial imenso de nos bloquear, de impedir o nosso processo de desenvolvimento. É como se criássemos laços inconscientes que nos ligam, ou melhor dizendo, que nos prendem a coisas, a situações e a pessoas.
A Constelação Familiar Sistêmica é um método criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, em 1978, pra analisar e investigar a origem dos conflitos, das questões não resolvidas nas famílias dentro dos seus sistemas familiares. A partir do momento que essas origens são identificadas, é possível que você se libere desses laços invisíveis e deixe pra trás sentimentos e comportamentos que te fazem mal e impedem o seu crescimento.
Será que é pra mim?
A Constelação é pra você que quer encontrar soluções para problemas que vive constantemente como dificuldade em relacionamentos amorosos, conflitos nos relacionamentos com os filhos ou com os pais, bloqueios emocionais variados.
Constelação Individual
A Constelação Familiar Sistêmica é uma sessão única que pode ser chamado de terapia breve. Nessa sessão iremos trabalhar um tema que hoje está mais te impedindo de seguir, iremos reconhecer o problema, sentir no campo onde está esse laço invisível e qual a dinâmica inconsciente por trás dele. Só assim iremos conseguir dissolver os antigos padrões. Como resultado da sessão, você vai sentir com mais força e equilíbrio pra lidar com as situações e tomar as decisões que precisa.
A técnica aplicada nesta sessão consiste em reconstruir a árvore genealógica da sua família, por meio de “esculturas vivas”, com o objetivo de localizar em que membro da família ou mesmo em que geração estão presentes os bloqueios do fluxo amoroso. E removê-los.
No atendimento individual, cada pessoa da sua família vai ser representada por um boneco e eu vou fazer algumas dinâmicas como usar frases específicas pra analisarmos quais serão os efeitos e sensações que você vai sentir, inclusive corporalmente.
Constelação em grupo
No atendimento em grupo, você começa falando das suas aflições e escolhe outra pessoa pra te representar, ou seja, pra agir como se fosse você. As outras pessoas do grupo também vão ser convidadas para representarem outros membros como o seu pai, a sua esposa, o seu irmão ou, ainda, para representarem sentimentos como o medo, a tristeza e a ansiedade. Eu analiso cada ação, cada representação pra identificar as possíveis causas, origens dos seus conflitos.
Este representante transmite as sensações e movimentos, permitindo à facilitadora focalizar se a questão está nos antepassados ou se é atual. Logo, convida outras pessoas do grupo a representar, por exemplo, a PAI, o MEDO, ou A ESPOSA do cliente. A facilitadora analisa o campo ali revelado e reorganiza os que não foram contemplados dentro do sistema. Então, essa pode ser a causa de algum transtorno do cliente.